Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Porquê amoras? Porquê panquecas? A receita é simples: porque as amoras são frutos pequenos, mas mesmo assim selvagens e doces. Porque as panquecas são saborosas e igualmente doces... Tudo o que este blog gostava de ter: pensamentos doces e selvagens.
Há uns dias, passei os olhos de fugida por uma banca de jornais e revistas e deparei-me com a capa da TvGuia, onde surge o apresentador José Carlos Malato numa cama de hospital, de tronco nu e ligado a variadíssimas máquinas. Como estava apenas de passagem, não pude averiguar realmente do que se tratava. Sabia somente que o apresentador tinha sofrido um enfarte e que se encontrava hospitalizado. Mas o que ficou a remoer cá dentro era a fotografia que estava na capa.
"Será que ele entrou em alguma série de televisão ou telenovela, cuja personagem tenha sido hospitalizada e aproveitaram uma fotografia da altura? Não me consigo lembrar de nada. Não me digas que... Não, não pode ser! Não me digas que foram até ao hospital onde o senhor se encontra, entraram no quarto e tiraram uma fotografia (uma ou mais, que nestas coisas de revistas, tiram milhentas fotografias até encontrarem a ideal)? Será que foi o próprio Malato que permitiu? Ou tiraram sem autorização?".
Garanto-vos que fiquei a pensar nisto. Não tanto pela vida privada do apresentador - a quem apenas desejo rápidas melhoras -, mas mais pela questão ética: vale tudo para vender revistas? O jogo de luzes e sombras é evidente na fotografia, propositado para lhe conferir uma maior carga dramática. Nada disto foi inocente.
Parece que não sou só eu a quem isto causa, no mínimo, estranheza. O Nelson Nunes escreveu uma crónica para o P3 do Público sobre isto mesmo (link aqui).
Sei que há pessoas que se sujeitam a tudo pelos "15 minutos de fama". E que há "famosos" que para manterem este estatuto, abrem as portas da vida privada a quem quiser espreitar.
Contudo, tento colocar-me na pele de alguém que está hospitalizado, em recuperação. Estou certa que nesse momento a pessoa desejará sossego e quietude para poder rapidamente voltar ao jogo. Eu, pelo menos, desejaria rodear-me das pessoas que me são queridas e manter o "low profile" o mais "low" possível. O que eu menos quereria era ver a minha cara escarrapachada numa revista, principalmente quando aparento uma figura débil.
Pergunto-me: será que o Malato autorizou? Se sim, o que o terá levado a tal decisão?
Relativamente aos decisores da publicação: Vale tudo para vender? Se os papéis se invertessem, também assentiriam que a vossa foto fosse capa de revista? Na sociedade de hoje, já não existem limites? Tudo pode ser publicado? Ou ainda existem matérias que são do foro privado e assim devem permanecer?
Pessoalmente, a sobreexposição da vida privada é algo que não engulo.
[Créditos foto: aqui]