Porquê amoras? Porquê panquecas? A receita é simples: porque as amoras são frutos pequenos, mas mesmo assim selvagens e doces. Porque as panquecas são saborosas e igualmente doces... Tudo o que este blog gostava de ter: pensamentos doces e selvagens.
Hoje ouvi pela primeira vez esta música do Pedro Abrunhosa e confesso que quando cheguei ao fim tinha lágrimas nos olhos.
O título é "Para os braços da minha mãe", mas podia ser para os braços do meu pai, irmão, irmã... Para os braços daqueles que amamos.
Numa entrevista do Pedro Abrunhosa, o músico falava que este novo album "Contramão" (onde se insere esta música) pretende ser um retrato irónico do estado actual de Portugal.
Porém, "Para os braços da minha mãe" - que conta com a participação especial do fadista Camané - nada tem de irónico. É um murro no estômago sobre uma realidade cada vez mais generalizada: a necessidade de emigrar.
A tristeza de (sermos forçados a) deixar aqueles que amamos para trás e partir para outro país à procura de uma vida melhor. E é a saudade que fica sempre, a vontade que nos corrói de voltar aos braços das nossas mães.
Eu vivi um semestre fora do país, por vontade própria, e mesmo assim sei quanto doem as saudades. Quantas lágrimas não foram deixadas nas despedidas do aeroporto, quantas vezes não chorei por desejar apenas e tão só um abraço da minha mãe, do meu pai, dos meus irmãos,...
E fico com um nó na garganta só de imaginar este sentimento multiplicado por mil, quando não há outra alternativa senão emigrar.
Gostava que assim não fosse; que só fosse para fora quem realmente quisesse e não quem se vê obrigado a tal para sobreviver.
O meu nome é Raquel Lemos. Sakura significa “Flor de Cerejeira” em japonês; escolhi-o pela sua sonoridade e pela beleza das flores de cerejeira. A ideia de criar um blogue nasceu da pergunta «E porque não?»; admito que não venho aqui muitas vezes para escrever... o Blackberry Pancakes funciona mais como uma terapia: pequenas ideias que vou deixando (que se não revolucionam o planeta, ao menos revolucionam o meu mundo!) Obrigada a todos!