Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Porquê amoras? Porquê panquecas? A receita é simples: porque as amoras são frutos pequenos, mas mesmo assim selvagens e doces. Porque as panquecas são saborosas e igualmente doces... Tudo o que este blog gostava de ter: pensamentos doces e selvagens.
Porque o Verão (ou a vontade que ele chegue) rima com petiscos e finais de tarde a ver o pôr-do-sol, Sábado foi dia de irmos experimentar a Petisqueira Matateu, no Estádio do Restelo.
Ligámos a reservar e informaram-nos de que nesse dia iam ter o Sunset e só aceitavam reservas a partir das 22h00. Fizemos reserva, não fosse o Diabo tecê-las, mas decidimos ir tentar aproveitar o tal "sunset".
Fácil de estacionar: havia muitos lugares nas ruas circundantes e mais tarde descobrimos que podiamos estacionar também dentro do estádio.
Quando chegámos à Petisqueira, como seria de esperar, não havia lugares na esplanada. O tal Sunset, com o seu bar de cocktails, convidava as pessoas a dois dedos de conversa, enquanto aproveitavam a sua bebida.
Apesar disso, muito simpaticamente, o empregado comprometeu-se que se vagasse uma mesa na rua, poderiamos mudar. E assim foi, mal tinhamos acabado de fazer o pedido, mudámos lá para fora. E que mudança! Como o estádio fica num ponto elevado, temos uma vista maravilhosa para o rio Tejo. E não se preocupem os mais friorentos que o restaurante tem mantas à disposição dos clientes.
Agora a comida propriamente dita: a Vânia, empregada do Matateu (decorei-lhe o nome, tal a simpatia com que fomos atendidos), explicou-nos como funcionava o restaurante e fez algumas sugestões. Os pratos são pequenas porções, sendo o aconselhável pedir uma série de petiscos, mais ou menos consoante a fome que se tenha.
O "aquecimento" foi feito com pão de mafra e couvert 4 estações (pasta de azeitona, manteiga, queijo-creme e manteiga de chouriço).
Para pontapé de saída, umas lascas de batata com maionese de alho e uns bulharacos de alheira com puré de maçã.
Levámos um cartão amarelo com ovos com espargos. Tenho a dizer que os ovos estavam no ponto: mal cozidos, como eu gosto, e os espargos foram previamente grelhados e vinham em pedaços grandes.
A segunda parte teve direito a picapau de picanha. Peço desculpa, estavamos tão satisfeitos a comer, que nos esquecemos de tirar fotografia ao picapau. Mas vão por mim, estava divinal!
No site da Petisqueria Matateu, podemos ler a seguinte descrição:
"Jovem esperança na restauração Lisboeta é batizada em honra do homónimo avançado.
Aqui valoriza-se a posse de bola e surpreendemos os visitantes com jogadas de envolvimento."
Sem dúvida, que o Matateu foi "muita forte" (como diria o JJ) e a sua equipa mereceu ganhar [gostaram da minha tentativa em utilizar referências futebolisticas?].
Matateu, conquitaste-me!
Créditos imagens | Sakura e Petisqueira Matateu